Novidades do Windows 7

Importante:

Todas as funcionalidades aqui descritas são feitas com base versão pré-beta (build 6801) distribuida no evento PDC 2008, ou seja, algumas destas funcionalidades podem desaparecer, mudar de aspecto ou funcionamento e até mesmo serem introduzidas novas funcionalidades.

Começamos então pelo nome Windows 7. Segundo a Microsoft o número 7 representaa sétima versão do kernel do Windows. Apesar de não desgostar do nome Windows 7, fico com algumas dúvidas quanto as versões do kernel do Windows por duas razões:

1 – Conheço muitas versões (mais do que 7) do Windows

2 – Se esta é a sétima versão porque raio usaram a numeração 6801? Não deveria se 7xxx?!

 

O Windows 7 traz uma série de novas grandes funcionalidades e um grande conjunto de pequenas melhorias. Começemos então pelas grandes novidades:

 

Kernel

O Windows 7 é uma evolução do Windows Vista e do Windows Server 2008. Existem diversos sites na Internet que afirmam que este novo kernel irá ter capacidades “especiais” de computação paralela e incoporará tecnologia baseada na Microsoft .NET Framework 4.0;

 

Virtualização

Tal como o Windows 2008 com o seu hypervisor espera-se que o Windows 7 incorpore algumas novidades neste campo, mas enquanto não existe nada palpável pode-se verificar nesta build o suporte nativo para VHD’s e ISO’s.

image

Aspecto gráfico

Algumas aplicações passaram por um melhoramento de imagem e funcionalidades. Exemplos:

– O Paint passou a ter uma barra de ferramentas idêntica à usada no Office 2007

image

– A “velhina” Calculadora tem agora também um novo aspecto e novas funcionalidades

image

– Um novo menu Iniciar e nova barra de ferramentas e de tarefas

image

image

E muitas outras novidades (vejam o vídeo http://www.livebetas.net/2008/11/23/windows-7-com-o-dreamscene-livebetas-testou)… em suma: um aspecto gráfico não muito diferente do Windows Vista, mas capaz de surpreender pela funcionalidade, facilidade e coerência!

 

 

Powershell

O Windows 7 vem de base com o PowerShell 2!!! Para quem não sabe PowerShell e tentando colocar isto de forma fácil e sem ofender a grandeza e dignidade deste produto, podere-se-á dizer que é uma versão musculada da linha de comandos do Windows voltada ao uso de scripts para manutenção de sistemas por parte de administradores, para um controle maior do sistema, acelerar e automatizar tarefas.

image

Todos aqueles que não percebem muito de programação mas que até conseguiam fazer umas coisas em batch file e que por circunstâncias evolutivas do sistema operativo as batch files deixaram de cumprir o serviço, recomendo vivamente que analisem esta ferramenta. Powershell vai com certeza acompanhar-nos nos próximos 10 anos!

 

Outras novidades

– Criação e gestão de redes domésticas é agora mais fácil. Apesar de eu considerar que o Vista tinha elevado a fasquia da facilidade, esperem até ver o Windows 7: vai ser impossível não conseguir partilhar uma pasta ou recurso!

image

– Adeus Windows Mail! O Windows 7 traz…… nada?!? É verdade! Esta nova versão está desprovida de qualquer aplicativo para consultar/enviar mensagens de correio electrónico. Penso que o objectivo será evitarem serem acusados de monopolistas pelo facto de “imporem” aos clientes Windows uma aplicação de correio electrónico. A resolução desta questão também é bastante simples: ir até http://get.live.com/ e descarregar gratuitamente o Windows Live. Esta suite de aplicações incluí neste momento o Mail, Messenger, Galeria de Fotografias, Writer (estou a usa-lo neste exacto momento), Segurança familiar do OneCare e Movie Maker.

– Internet Explorer 8

image

– Windows Media Player 12

image

– Nova versão do Windows Media Center

image

– Novo UAC. Com tantas reclamações dos utilizadores (das quais discordo) a Microsoft implementou no Windows 7 4 níveis de UAC:

Desactivado

image

Moderado

image

Tipo Windows Vista" mas sem aguardar pela confirmação do utilizador

image

Tal e qual o Windows Vista

image

– O Windows Mobile Device Center já vem instalado de base! No entanto ainda não permite sincronizar contactos com a aplicação de contactos do Windows😦

– OWindows Workspace permite agora establecer sessões com multiplos ambientes de trabalho em simultâneo

 

Hiperligações sobre o Windows 7

http://www.microsoft.com/windows/windows-7/

http://blogs.msdn.com/e7/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s