Microsoft My Phone

A Microsoft anunciou a semana passada a versão beta do My Phone. Este produto, originalmente desenvolvido pela empresa portuguesa Mobicomp, foi alvo de algumas restruturações e de rebranding depois de ter sido adquirida o ano passado pela Microsoft.

myphone

O Microsoft My Phone sincroniza informações entre o seu telemóvel e a Web, permitindo-lhe:

  • Fazer cópias de segurança e restaurar as informações do seu telemóvel num Web site protegido por palavra-passe
  • Aceder e actualizar os seus contactos e compromissos através da sua conta Web
  • Partilhar fotografias existentes no seu telemóvel com familiares e amigos

 

Este produto é de bastante simples instalação e utilização: depois de se efectuar o registo para aceder a esta serviço temos de descarregar um pequeno programa para o nosso telemóvel (no meu caso é um Windows Mobile), executá-lo e responder a meia dúzia de perguntas do tipo o que sincronizar e quando sincronizar.

Depois desta configuração os contactos, o calendário, as tarefas, as mensagens SMS, as fotografias, os vídeos, as músicas, os documentos e o cartão de memória passam a estar presentes na nuvem (Internet). Todas as alterações que fazemos no telemóvel, podem ser automaticamente replicadas para a nuvem e vice versa, ou seja, ao aceder à conta do My Phone podemos visualizar, editar ou até mesmo remover qualquer um dos itens acima listados e vê-los sincronizados com o telemóvel de forma automática.

Nesta altura este serviço conta com um espaço de 200MB de armazenamento online.

O MyPhone deverá ser na sua versão final um serviço gratuito acessível a todos os utilizadores com Windows Mobile 6 ou superior para salvaguardarem e partilharem os dados do seu telemóvel. O factor preço é um factor diferenciador da concorrência que no caso da Apple pode custar mais de 70 USD/ano.

 

Ecrã inicial

myphone1

Ecrã de gestão de contactos

myphone2

Ecrã gestão do calendário

myphone3

Ecrã gestão de Mensagens

myphone4

 

Mais informações acerca do MyPhone (https://sn1-p2.myphone.microsoft.com/mkweb//MoreInfo.po?tsid=1235503652827)

  • Fazer cópia de segurança das informações no telemóvel num Web site protegido por palavra-passe O Microsoft My Phone sincroniza as informações no seu telemóvel com um espaço de armazenamento num Web site alojado pela Microsoft. Em caso de perda, furto ou de ter obtido um novo telemóvel, poderá restaurar facilmente os contactos, compromissos de calendário, fotografias e outras informações armazenadas no My Phone num telemóvel novo ou de substituição compatível. A maioria dos telemóveis com sistema operativo Windows Mobile 6 é compatível com o serviço My Phone.
  • Aceder e actualizar os seus contactos e compromissos na Web O Microsoft My Phone permite-lhe ver e gerir as informações existentes no telemóvel através de um browser. Na sua conta Web, pode adicionar, editar e eliminar contactos e compromissos de calendário, sendo as alterações apresentadas no seu telemóvel na sincronização seguinte.
  • Partilhar fotografias com amigos e familiares Com o Microsoft My Phone, é simples ver fotografias no seu computador que tenham sido tiradas com a câmara do seu telemóvel. A partir da sua conta Web, pode guardar as fotografias no seu computador ou enviá-las por correio electrónico para familiares e amigos.
  • Quanto custa o serviço Microsoft My Phone? Actualmente, a Microsoft não cobra nenhuma taxa pela utilização do serviço My Phone. No entanto, o plano de dados estabelecido com a sua operadora de rede móvel poderá estipular o pagamento de encargos de transferência de dados quando utiliza o serviço. Se tiver dúvidas sobre a cobertura do seu plano, contacte a sua operadora de rede móvel.
  • Quais as informações que posso incluir nas cópias de segurança do Microsoft My Phone? Quando executar a aplicação My Phone pela primeira vez no seu telemóvel, ser-lhe-á pedido para aceitar ou alterar as definições recomendadas. As definições recomendadas sincronizarão os contactos, os compromissos de calendário, as tarefas, as fotografias, os vídeos, as mensagens SMS, a música e os documentos entre o seu telemóvel e a sua conta Web do My Phone. No entanto:
    • Se tiver uma ligação activa ao Microsoft Exchange Server (utilizado frequentemente para o correio electrónico de empresas), o My Phone não sincronizará os seus contactos, compromissos de calendário ou tarefas.
    • Se tiver o Windows Live instalado no seu telemóvel, sincronizará os seus contactos do Windows Live com o Web site do Windows Live e o My Phone sincronizará os restantes contactos com a sua conta do Web site My Phone.
    • Se tiver um cartão de memória externo e seleccionar as definições recomendadas do My Phone, as informações existentes no cartão de memória externo não serão sincronizadas.
    • Se armazenar os contactos no cartão SIM fornecido pela sua operadora de rede móvel, o My Phone não sincronizará esses contactos.
    • Se tiver documentos armazenados fora da pasta Documentos do seu telemóvel, o My Phone não sincronizará esses documentos.
  • Qual a quantidade de dados permitida numa cópia de segurança? A sua conta Microsoft My Phone disponibiliza 200 MB de armazenamento gratuito no Web site Microsoft My Phone. Se uma sincronização exceder este limite, receberá uma mensagem de erro no seu telemóvel e a sua conta no Web site My Phone só incluirá as informações recebidas dentro do limite permitido. Qualquer ficheiro recebido após o limite ser excedido não será guardado.
  • O Microsoft My Phone faz cópias de segurança automáticas das informações existentes no meu telemóvel? Se aceitar as definições recomendadas, o Microsoft My Phone sincronizará automaticamente o conteúdo entre o seu telemóvel e a sua conta Web do Microsoft My Phone, uma vez por dia, entre as 23:00 e as 5:00, excepto quando o seu telemóvel não conseguir ligar à sua rede de dados predefinida (por exemplo, quando o seu telemóvel está desligado, fora do alcance ou em roaming). Também pode fazer cópias de segurança manuais em qualquer altura seleccionando Sincronizar na aplicação Microsoft My Phone do seu telemóvel.
  • O Microsoft My Phone funciona no meu telemóvel? Actualmente, o Microsoft My Phone só funciona em telemóveis com o sistema operativo Windows Mobile 6+. Isto inclui telemóveis de diversos fabricantes e operadoras de rede móvel. Para verificar a versão do Windows Mobile utilizada pelo seu telemóvel, clique em Iniciar > Definições > Acerca de no seu telemóvel.
  • E se já tiver perdido o meu telemóvel? Se perdeu o seu telemóvel antes de ter começado a utilizar o serviço Microsoft My Phone (por exemplo, se instalou o software mas não efectuou nenhuma operação de sincronização), não pode utilizar o Microsoft My Phone para restaurar as informações perdidas. Se tiver utilizado o My Phone no seu telemóvel antigo, transfira e instale o Microsoft My Phone no seu novo telemóvel (como descrito em Como crio uma conta Microsoft My Phone?) e inicie sessão na aplicação Microsoft My Phone no seu telemóvel com o mesmo Windows Live ID utilizado anteriormente. Se efectuar uma sincronização manual ou aguardar pela sincronização automática seguinte, todas as informações existentes na cópia de segurança da sua conta Web do Microsoft My Phone serão restauradas para o novo telemóvel.

 

 

 

FANTÁSTICO!!!!

Bye bye (des)sincronização manual de dados de contactos: agora consigo sincronizar em segundos!

Bye bye perda de dados: agora consigo recuperar todos os dados (ou apenas aqueles que pretendo) em segundos!

Na minha opinião este serviço tem duas lacunas comparativamente ao Microsoft Exchange ActiveSync, ao Nokia Ovi e ao Apple MobileMe:

– As sincronizações não são “empurradas” de/para o cliente de forma instantânea mas sim calendarizadas. Por omissão a sincronização atuomática ocorre uma vez por dia, sendo possível ainda optar por uma sincronização semanal ou então a pedido (designada por “manual”).

– Não é possível sincronizar mensagens de correio electrónico

… mas se tivermos em conta o facto de ser gratuito…. as “grandes lacunas” passam apenas a “pequenas lacunas” ou desejos. E por falar em desejos não sei se esta funcionalidade alguma vez vai estar disponível mas era fantastico se pudessemos partilhar os contactos com outros utilizadores pois assim evitava-se contactos duplicados e desactualizados.

 

Recursos adicionais:

Página oficial https://myphone.microsoft.com/mkweb/Start.po?lc=2070&mkt=pt-PT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s