Windows 8 em computadores com resolução de ecrã inferior a 1024×768

Os requisitos de hardware necessários para instalar o Windows 8 são muito idênticos ao do Windows Vista (lançado em 2005). Esta característica faz com que seja perfeitamente possível, e na maioria dos casos benéfico, atualizar o sistema operativo para o Windows 8.

Uma das primeira experiências que fiz, ainda durante a fase beta do Windows 8, foi atualizar um portátil Magalhães (MG2) para o Windows 8. O processo de instalação decorreu sem qualquer problema e notava-se inclusivamente um aumento significativo de performance nos processos de arranque e desligar. A única coisa que correu menos bem foi o facto da placa gráfica não suportar nativamente a resolução 1024×768, o que fez com que não pudesse transferir e usar as aplicações modernas.

O objetivo deste artigo é explicar passo a passo uma das formas possíveis de ultrapassar esta questão.

 

Segundo a página de requisitos do Windows 8 (http://windows.microsoft.com/pt-PT/windows-8/system-requirements) é necessário a placa gráfica suportar uma resolução mínima de 1024×768 para se poder aceder à Loja Windows, transferir e/ou executar aplicações modernas (aka metro apps). Ora o Magalhães, bem como muitos outros netbooks vendidos nos últimos anos em Portugal e no mundo, não suportam nativamente esta resolução, isto faz com que ao aceder a qualquer aplicação moderna seja apresentada a mensagem de erro “This app cannot open the screen resolution is too low for this app to run””.

As gráficas dos portáteis suportam tipicamente dois tipos de saída: a interna (ecrã que está no portátil) e a externa (porta VGA/HDMI/DVI que permite ligar o portátil a um projetor/televisão/ecrã). A resolução suportada pela gráfica para a saída externa não tem de ser igual à suportada para a interna e, em bom rigor, é isto que ocorre na maior parte das vezes, ou seja, a saída externa permite resoluções bem mais elevadas do que a interna. A gráfica do Magalhães não é exceção e por isso apliquei um truque bastante antigo: dizer à gráfica que a saída interna suporta as mesmas resoluções que a externa.

É óbvio que existe uma justificação válida para os portáteis não suportarem resoluções elevadas no ecrã interno: a imagem pode ter de ser distorcida para caber no ecrã. Mas como o objetivo era apenas poder usar aplicações simples, a imagem ficar pequena demais não era entrave.

 

Os passos para realizar esta operação são os seguintes:

  1. Pressionar [WIN]+W e escrever “regedit”
  2. No registry navegar até ao ramo “HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet”
  3. Localizar a chave “Display1_DownScalingSupported”
  4. Alterar o valor da chave “Display1_DownScalingSupported” de 0 para 1
  5. Repetir se existirem mais chaves “Display1_DownScalingSupported” com o valor a 0
  6. Reiniciar o computador
  7. Uma vez reiniciado, aceder ao Ambiente de Trabalho, clicar com o botão direito do rato e escolher a opção de contexto “Resolução de ecrã”
  8. Alterar o valor do campo “Resolução” para “1024 x 768”

 

E já está! Para verificar que correu tudo bem clicar no mosaico “Loja”.

59 thoughts on “Windows 8 em computadores com resolução de ecrã inferior a 1024×768

  1. Olá, eu tenho um netbook CCE e meu SO é o Win 8. Estou com este mesmo problema na resolução. O meu problema é que eu segui passo a passo da operação, mas quando pesquiso em F3 ou Ctrl+F no “regedit” a tal chave “display1_downscalingsupported” a pesquisa é realizada com sucesso mas não abre nada, e não encontra nada.

    Me ajude por favor. Agradeço!

    • Será q tem a haver c a versão do W8? O sistema corre até ao fim? isso aconteceu-me quando eu corria o W8 em modo de resolução de problemas.

    • Olá Eduardo,

      Nem todas as placas gráficas suportam resoluções mais elevadas através da porta VGA de saída por isso é possível que a chave não se encontre presente. Se for essa a situação do teu notebook não existe nada a fazer.
      Sugiro que verifiques no manual ou no folheto de especificações técnicas se a ligação via VGA suporta resoluções superiores à do monitor principal. Se não especificar nada ou se disser que são as mesmas, a teoria exposta no parágrafo anterior está correta.

      • Nem todas as gráficas suportam diferentes resoluções. Muito provavelmente esse é o caso e neste caso não existe nada a fazer a não ser trocar o hardware.

    • se vc formatou a maquina e deixo o driver generico do win8, a chave Display1_DownScalingSupported não é disponível mesmo, instale o driver de video, depois faça a busca novamente que a chave aparece.

  2. No Magalhães 1, este problema ñ se consegue resolver com esta resolução, pois ñ tem saída gráfica (VGA) será q existe alguma resolução para o M1?
    Agradeço
    Filipe Costa

    • De facto o Magalhães 1 não tem saída de vídeo e por isso a chave do registry que permite forçar a resolução no monitor primário não deve estar disponível. Tratando-se de uma máquina tão fraca e tão limitada em atualizações como é o MG1 recomendo que fiques pelo Windows XP. Qualquer versão superior ao Windows XP iria ter um impacto grande na performance.

  3. Não dá pra criar esta chave, o meu netbook veio com o W7 e alterei para W8 pro, no W7 tinha resoluções superiores a 1024, por isso acho que no meu dá mas para isso tenho que criar esta chave “Display1_DownScalingSupported” agora aonde é que devo criar.

    • Se no Windows 7 tinhas resoluções superiores a 1024 e no Windows 8 não, então pode concluir-se que é apenas uma questão do controlador de vídeo. Se no Windows 7 estavas a usar o controlador de vídeo do fabricante da gráfica, então é esse o controlador que tens de instalar.
      Alterar o valor da chave do registry mencionada no artigo só é válida quando a mesma existe. Cria-la manualmente não permite resoluções superiores.

      • A chave não existe, porque criei na mesma nada aconteceu.
        Estava a comparar com um computador com o Windows não crackeado, porque o meu é crackeado, os parâmetros são diferentes, então não dá mesmo?

  4. Olá! Realizei os procedimentos e funcionaram comigo perfeitamente. O meu é Acer Aspire One (netbook). A chave “Display1_DownScalingSupported” não estava no local indicado. É melhor localizar em toda pasta System. Quando fiz isso, encontrei apenas uma chave e mudei pra 1. Valeu galera!

    • Exemplo: eu estou mexendo e do nada ele para e não volta mais. o meu modelo e um Vaio VPCM121AX.Eu quero o Windows 8 só para mexer na área de trabalho mesmo por causa da fluidez. O suporte da Microsoft disse: que e por causa da resolução de tela. Vocês poderiam me ajudar? Obrigado

    • Olá,

      Podem ser múltiplos os motivos que provocam esse “congelamento”. O melhor local para iniciares a pesquisa da causa é no Visualizador de Eventos. Este é o local onde todos os eventos despoletados pelas aplicações ou pelo sistema operativo são registados. Tratando-se de “congelamentos” o local mais provável de registo é o ramo “Sistema” e o registo deverá ser do tipo “Erro” ou “Aviso”.

  5. Olá, funciona perfeito no Acer aspire one nav50 ou 532h. É só pesquisar dentro do regedit o termo completo:Display1_DownScalingSupported que vocês vão encontrar o dito cujo. clica nele que abre uma tela com o valor 0 e depois altera pra 1 e já era! Reinicia a máquina e a resolução da tela já vem correta com 1024X768. Eu já estava desistindo do win8, mas agora ficou perfeito. Abraço a todos.

  6. boa noite tenho um net STI is 1091 e quando realizo o procedimento que eu reinicio a tela fica preta e ja fiz isso pelo menos umas dez vezes e toda ver tenho que restaurar o sistema e antes quando era o xp aparecia resolução bem superior agora a resolução nao passa de 1024×600 existe um programa que burla a resolução da tela ?? desde ja agradeço

    • Olá,

      Pela comparação de comportamento com o Windows XP diria que a única coisa que precisas de arranjar é o controlador da placa gráfica para Windows 8, ou então, conseguires instalar o controlador que tinhas no Windows XP no Windows 8.

  7. Bom dia
    Tenho um Asus Eee PC 1015BX e instalei o win 8.1 e agora tenho o problema da resolução que o máximo que aparece é 1024×600. Segui as suas indicações no regedit mas a chave Display1_DownScalingSupported já tem o valor 1. Haverá outra solução? Desde já grato. Carlos Azevedo

    • Olá,

      Procura novamente pela chave e altera o valor de todos os resultados de 0 para 1. Tipicamente deverias encontrar 3 a 4 entradas de registo com esta chave e tens de alterar em todas.
      Experimenta e depois diz-nos o resultado.

  8. Olá a todos, tenho um magalhaes 2 com o W 8.1, funciona muito bem, e funciona tudo,
    Só tenho um problema, depois de desligar o portátil ao ligar no dia seguinte ele desliga,
    Ao ligar a segunda vez ele já liga, e acontece isto sempre que se liga a primeira vez. Sei que há uma resolução, mas não sei como fazer. Tenho um colega com um magalhaes 2 igual ao meu e não acontece isto foi instalado o W 8.1 por um técnico e funciona bem, só que o técnico quer muito dinheiro. Se me poderem ajudar, agradecia.
    Quanto há Resolução de ecrã eu fiz assim, e funcionam todas as aplicações.

    1- regedit

    2- HKEY_LOCAL_MACHINE

    3- SYSTEM

    4- CurrentControlSet

    5- Control

    6- Class

    7- f3- e colar a 8-frase de baixo

    8- Display1_DownScalingSupported

    9- em cima da frase 8,clicar com o botao do rato do lado direito

    10- e Modificar Dados Binários

    11- aparece um quadro com os seguintes numeros

    0000 00 00 00 00

    12- apagar os 00 todos
    e modificar para- 0000 01 Fechar
    e Reiniciar o computador

    13- 7.Uma vez reiniciado, aceder ao Ambiente de Trabalho,
    clicar com o botão direito do rato e escolher a opção de contexto “Resolução de ecrã

    14- 8.Alterar o valor do campo “Resolução” para “1024 x 768.

      • Olá,

        O F3 corresponde à tecla de função 3 que nos teclados está representada com a designação “F3”.
        No contexto em que foi usada (no registry) o F3 significa pesquisar outra vez. Existe mais do que uma entrada com o nome “Display1_DownScalingSupported” e é necessário alterar todas, por isso, depois de encontres a primeira entrada e fazeres o ajuste basta pressionar F3 para localizar a entrada seguinte e voltares a repetir a operação.

      • Boas sr Jorge a resolução já está impecável .
        Agora outra dúvida se me consegue esclarecer o meu Windows 8 no mg2 só inicia a 2ª tentativa . Sabe o motivo ?
        Obrigado

      • Boas , ligo o mg2 w utilizo o Windows 8 faço o que tenho a fazer … Depois desligo , no dia seguinte ligo , aparece a janela do Windows as bolinhas a fazer o círculo e desliga por completo.
        Ligo de novo e perfeito como se nada tivesse acontecido .,, ( estranho lol )

      • Procura no Visualizador de Eventos do Windows por mensagens de erro que tenham sido registadas no primeiro arranque do Windows. Ser precisares de ajuda na sua interpretação, coloca-as aqui.

  9. Continuo com o mesmo problema, depois de desligar o portátil ao ligar no dia seguinte ele desliga,
    Ao ligar a segunda vez ele já liga, e acontece isto sempre que se liga a primeira vez. Sei que há uma resolução, mas não sei como fazer. se poder ajudar agradecia, muito Obrigada.

    • Olá Nando Dias,

      A maior parte dos eventos que ocorrem a nível de sistema operativo e das aplicações ficam registados. É importante acederes ao Visualizador de Eventos e verificares a mensagem de erro que é registada quando tentas ligar no dia seguinte. Muito provavelmente essa mensagem vai dar pistas do que se possa estar a passar de errado.

      • Obrigada grande amigo, Jorge Moura pela informação. Já encontrei o erro é o seguinte, o Magalhães não suporta o hardware InstantGo, por isso dava erro e desligava.
        Dezativei o arranque rapido (recomendado)
        já está pronto, o hardware InstantGo do W 8.1
        está desativado e já não tem falhas e liga há primeira. Muito obrigado,e tudo de bom…

      • Olá,

        O InstantGo (antigamente designado por Connected Standby) é uma funcionalidade que depende do hardware, ou seja, se o hardware do computador não suportar este tipo de funcionalidade a opção para activar/desactivar não vai estar disponível ou então não vai ter o efeito esperado.
        Para saberes se o teu computador suporta InstantGo executa o comando:
        powercfg /a
        ou
        powercfg /availablesleepstates
        e verifica se um dos modos que aparece listado é “Standby (connected)”. No Windows 10 o Standby foi decomposto em vários tipos S1, S2, etc. Lê a descrição de cada um deles para perceberes o que significam estes códigos.

        Partindo do principio que o hardware suporte o InstantGo, para desactivar basta efetuar os seguites passos (Windows 10):
        – Clica em “Start” | “Settings”
        – Em “System” | “Power & Sleep” clica em “Aditional power settings”
        – Clica em “Choose what the power buttons do” e desliga a opção “Sleep”

        Informações sobre o InstantGo
        http://blogs.windows.com/windowsexperience/2014/06/19/instantgo-a-better-way-to-sleep/
        http://www.microsoft.com/surface/pt-pt/support/hardware-and-drivers/surface-power-sleep-and-wake

  10. Meu netbook tem resolução menor, já fiz esse procedimento antes, só que não abria, pelo contrário, ele reconhecia e na hr de abrir o PC travava…. o que eu faço?

    Modelo: Positivo Mobo 5950

  11. Perfeito, amigo. Precisei de algumas alterações, pois a chave não estava no local indicado, mas copiei o nome dela e coloquei pra localizar e resolveu perfeitamente. Obrigado.

    • Na janela do registry clica em “Computador” (é a primeira entrada). Em seguida utiliza a funcionalidade de pesquisa do registry para localizares a entrada Display1_DownScalingSupported.
      Esta chave é normalmente usada em máquina que tenham mais do que um dispositivo de saída de vídeo (tipicamente são portáteis).

  12. Olá eu tenho um acer eee 1001PX que tinha win 7 e resultou o aumento da resolução, agora que instalei win 8 quando procuro a chave não mostra nada no ecrã, o que faço?

  13. Boa tarde sr Jorge sabe me dizer que pasta tenho de copiar do Windows xp do magalhaes para poder fazer a instalação noutro disco visto que no disco do magalhaes 1 posso repor o Windows e como quero provar para outro disco escutava de comprar um novo sistema operativo.
    Obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s