Análise ao rato Mousetrapper Advance

No que respeita a ergonomia, costumo dividir os ratos em duas categorias: os ratos que se dizem ergonómicos mas não o são, e os verdadeiramente ergonómicos. O Mousetrapper pertence à categoria dos ratos verdadeiramente ergonómicos. O Mousetrapper possui ainda outra caraterística: desafia a definição clássica de rato pois a sua aparência está longe de ser de passar despercebida.

Visão geral do Mousetrapper Avdanced

Neste artigo vou analisar em detalhe o rato Mousetrapper Advanced da empresa sueca Mousetrapper Nordic.

Introdução

A primeira coisa que salta à vista no Mousetrapper é o posicionamento do mesmo: situa-se entre o teclado e o utilizador, ao contrário dos ratos convencionais que ficam à direita ou à esquerda do teclado. Ao posicionar o rato nesta zona deixa de ser necessário fazer o movimento de esticar o braço para movimentar o ponteiro do rato, diminuindo o esforço da mão, antebraço, braço e pescoço.

O Mousetrapper tem o comprimento de um teclado convencional, fazendo com que não seja necessário espaço adicional para acomodar o dispositivo. Aproveitando-se do tamanho generoso e localização do mesmo, o Mousetrapper é constituído por duas zonas almofadadas à direita e à esquerda do bloco central, que criam uma zona neutra de repouso muito confortável que apoiam e suportam a zona do pulso, mantêm as mãos numa posição natural e permitindo as mesmas operar com o teclado.

Mousetrapper Avdanced junto de um teclado

Bloco central

O bloco central do Mousetrapper tem um aspeto idêntico ao do touchpad dos computadores portáteis com a diferença que se move. Pode parecer um pormenor mínimo mas esta diferença torna o Mousetrapper mais natural que os touchpads convencionais. Por exemplo, num touchpad o simples alternar entre dedos faz mover o ponteiro do rato o que faz com que normalmente só se use um dedo e os restantes tenham de estar numa posição recolhida por forma a não criar alterações de movimento. No caso do bloco central do Mousetrapper o ponteiro só se move com o movimento físico e explícito dos dedos. Dada a natureza do movimento torna-se intuitivo mover o ponteiro do rato com qualquer dedo ou dedos, inclusive com os dedos da mão menos habitual, tudo isto sem perder precisão.

Bloco central do Mousetrapper Advanced

O bloco central é coberto por uma espécie de tecido flexível (tecnicamente é Poly Jersey) com umas estrias horizontais sobrelevadas feitas de um material que impede que o dedo escorregue. Por debaixo do tecido encontra-se um mecanismo que transforma o bloco inteiro numa zona de ação, ou seja, uma espécie de botão de rato com dimensão do bloco. A força necessária para despoletar o clique é ligeira e precisa. O pressionar nesta zona é acompanhado por um efeito sonoro mecânico que garante a rápida percepção do utilizador final de que uma ação foi despoletada.

Ao movimentar o bloco para um dos lados e ao chegar ao limite da zona de ação percebe-se que é possível reposicionar o dedo e continuar a efetuar o movimento no mesmo sentido porque o tecido acompanha. Ao fim de alguns movimentos descobre-se que existe um limite máximo de distância percorrida horizontalmente e que verticalmente esse movimento é infinito como se de um rolo se tratasse.

O lado direito do bloco possui uma zona destinada a zona de deslocamento. Mantendo pressão no bloco e efetuar movimento para cima ou para baixo (zona assinalada com “Scroll”) faz com que um documento ou página web se desloque para cima ou para baixo mantendo o ponteiro do rato imóvel.

Em torno do bloco estão presentes 5 botões feitos de material agradável ao toque. O pressionar nestes botões não é acompanhado de nenhum som mecânico. Os 5 botões vêm pré-programados de fábrica com determinadas funções mas podem ser reprogramados.

Zonas de repouso

O Mousetrapper possui duas zonas de apoio, uma de cada lado do bloco. Estas zonas são almofadadas e revestidas de um material acetinado e poroso que facilita a desinfeção. As almofadas são por isso laváveis e têm uma duração de vida bastante alargada, cerca de 70 lavagens.

Zona esquerda de repouso do Mousetrapper Advanced

A zona da direita é sensivelmente 2,5 vezes maior do que a esquerda. Os apoios são confortáveis e ao fim de um dia intenso de trabalho não provocam qualquer incómodo nas mãos e/ou pulsos.Zona de repouso direita do Mousetrapper Advanced

Base

Por debaixo do Mousetrapper encontra-se uma base desdobrável do tamanho total do rato que tem as funções de anti-deslizante quando dobrada por debaixo do rato e agregadora do teclado quando aberta (pois apoia parte considerável do teclado). Para além disso permite elevar ou diminuir a altura do Mousetrapper.

Base do Mousetrapper Advanced

Tabela de altura

Altura frontal: 15 mm (base dobrada)
Altura traseira: 24 mm (base dobrada)
Altura frontal 14 mm (base desdobrada)
Altura traseira: 20 mm (base desdobrada)

Bloco e botões programáveis

Todos os botões são programáveis, significa isto que o botão que faz o clique direito do rato, pode fazer o clique esquerdo, pode lançar uma aplicação ou pode ainda colar um texto. Tudo depende daquilo que o utilizador programar.

A aplicação que permite reprogramar o Mousetrapper está disponível no sítio principal mousetrapper.se sob o nome MT Keys. A aplicação é gratuita e funciona com qualquer rato Mousetrapper que suporte teclas reprogramáveis. A aplicação é tem menos de 1MB na versão Windows e não tem qualquer impacto na performance do computador. Está disponível nas plataformas Windows e MacOS.

Aplicação MT Keys

O interface do MT Keys é simples e intuitivo e está disponível nos idiomas inglês e sueco.

A aplicação MT Keys suporta perfis o que significa que se podem criar diversas combinações de funções dos botões de acordo com a aplicação ou ambiente de trabalho. Por exemplo num hipotético perfil “web” os botões inferiores podem ser programados para avançar ou retroceder nas páginas internet e num perfil “documentos” os mesmo botões podem desempenhar as funções de copiar e colar.

Conteúdo da caixa

O Mousetrapper Advance vem acompanhado de um guia rápido de instruções em diversos idiomas dos quais não consta o português e um cabo USB para ligar o rato ao computador.

Guia rápido de instruções e cabo USB de ligação

Especificações técnicas

O Mousetrapper é um rato de 5 botões USB 1.1  do tipo Plug&Play que se apresenta ao sistema operativo como um HID (Human Interface Device) fazendo com a sua instalação seja simples e fiável uma vez que não requer controlador específico. Do lado do Windows basta que o sistema operativo suporte USB.

A resolução é de 800 pontos por polegada (DPI), suporta funções de deslocamento automático, botões reprogramáveis, apoio de pulsos e um bloco central rolante.

O Mousetrapper pesa 860 gramas (incluí embalagem), tem 470 mm de comprimento e 110 mm de profundidade. Só está disponível na cor preta e cinza (ver imagens deste artigo).

No que respeita a garantia, tem uma cobertura de 2 anos.

 

 

Recursos adicionais:

Página oficial do rato Mousetrapper:

Mousetrapper

Artigo sobre ergonomia, computadores e lesões por esforço repetitivo:

Ergonomia e computadores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s