Antivírus no Windows 8 e Windows 8.1

Todas as edições do Windows 8 e do Windows 8.1  trazem de base um antivírus/antimalware: o Windows Defender.

Windows Defender no Windows 8

A última vez que a Microsoft optou pela estratégia de distribuir um antivírus juntamente com o sistema operativo foi no MS-DOS 6.0 com a inclusão do MSAV (Microsoft Anti-Virus) que era uma versão adaptada do CPAV (Central Point Anti-Virus).

No Windows 8.x a Microsoft pegou na solução antivírus/antimalware Microsoft Security Essentials e alterou o nome para Windows Defender.

Esta alteração provocou alguma confusão nos utilizadores finais porque o Windows Defender foi introduzido na altura do Windows Vista/7 e apenas desempenhava o papel de antimalware (tal como cheguei a descrever no artigo “Qual a diferença entre o Microsoft Security Essentials e o Windows Defender?“) e agora no Windows 8.x tem todas as funcionalidades do Microsoft Security Essentials.

Para confundir ainda mais, a Microsoft manteve o Microsoft Security Essentials ativo e disponível para as versões anteriores do Windows, ou seja, para o Windows XP, Windows Vista e Windows 7.

Em termos de funcionalidades o Windows Defender no Windows 8.x tem todas as funcionalidades do Microsoft Security Essentials. Em termos de aspeto gráfico única diferença relevante a apontar é o nome da aplicação🙂.

Recursos adicionais:

Página oficial do Microsoft Security Essentials:

http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows/security-essentials-all-versions

Informação sobre proteção do PC (Windows Defender e Windows SmartScreen):

http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows-8/windows-defender#1TC=t1

História do Windows Defender:

http://en.wikipedia.org/wiki/Windows_Defender

4 thoughts on “Antivírus no Windows 8 e Windows 8.1

  1. Pingback: Antivírus no Windows 8 e Windows 8.1 | Júlio Slongo

  2. Como sempre o pessoal super centrado da poderosa e onipresente MICROSOFT adora causar confusão entre os usuários de seus aplicativos, e eu que o diga o quanto sofro com essa falta de bom senso desses Americanos metidos a donos do Universo. Somente na ficção eles são os donos do Universo Infinito, ou será que não? Pelo menos ainda estou conseguindo manter distância da poderosa arma chamada WINDOWS 10, que já instalei umas 10 vezes e sempre acabo voltando para o humilde e funcional W7. Interessanate, o meu “Kaspersky” odeia a presença do “Windows Security Essentials”, mas vou faze-los conviver juntos na marra!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s